Toda la informacion que no te quieren brindar sobre este tema

lunes, 3 de junio de 2013

RS-155 Mini Represa sobre el Rio Ijui, en la Cuenca del Rio Uruguay

Prefeitos da região conhecem estrutura da Usina RS 155

O presidente da Ceriluz Iloir de Pauli, juntamente com o vice-presidente Valmir Seifert e o diretor-secretário Romeu de Jesus, recebeu na última sexta-feira, 24, uma comitiva formada por prefeitos, vice-prefeitos, secretários e alguns membros do Legislativo dos municípios da região de atuação da Cooperativa, na Usina RS-155, em Ijuí.  No total estavam representados treze municípios: Ijuí, Nova Ramada, Boa Vista do Cadeado, Bozano, Coronel Barros, Augusto Pestana, Chiapetta, Ajuricaba, Catuípe, Jóia, São Valério do Sul, Inhacorá e Santo Augusto.

O objetivo foi apresentar a obra finalizada, uma vez que muitos tiveram a oportunidade de conhecê-la em momentos diferentes da sua construção. “Foi o fechamento de um ciclo de visitas que tinha a finalidade de apresentar à comunidade esta usina, cuja função é reforçar o setor elétrico local e garantir energia para o desenvolvimento de toda a região”, afirmou o presidente Iloir de Pauli. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura, da barragem à casa de máquinas, e tirar suas dúvidas com os diretores ou com os engenheiros que coordenaram a construção da usina, também presentes no local.

A Usina RS-155, cuja obra iniciou em dezembro de 2009, foi concluída em agosto de 2012, tendo injetado no sistema elétrico regional até o final de abril 21,7 milhões de quilowatts/hora (kW/h). Sua capacidade instalada é de 6MW, com uma área de alague de apenas 1,6 hectares fora do leito do rio Ijuí. Ela é composta pela barragem em cujo corpo se encontra uma minicentral geradora com capacidade de 0,3 MW; canal e túnel adutor que passa sob o asfalto e leva a água à casa de máquinas, que por sua vez, possui dois geradores com capacidade de 5,7 MW; e o canal de fuga, que leva a água de volta ao rio Ijuí após o processo de geração concluído. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ceriluz

No hay comentarios:

Publicar un comentario