Toda la informacion que no te quieren brindar sobre este tema

lunes, 3 de junio de 2013

Amenazados por Represa Itapiranga realizan Seminario en Rio Grande do Sul

Ameaçados por barragem de Itapiranga realizam seminário no Rio Grande do Sul

No último dia 24 de maio, aconteceu o Seminário Regional dos municípios ameaçados pelo projeto da barragem de Itapiranga, previsto no rio Uruguai, na cidade de Caiçara, Rio Grande do Sul. O evento foi organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Comissão Interestadual dos Atingidos pela barragem de Itapiranga.
No seminário, lideranças, entidades e autoridades apontaram as preocupações em relação aos problemas sociais, econômicos e ambientais que a barragem pode causar se construída. Outro ponto destacado foi o desrespeito de governo e empresas com o posicionamento dos municípios que são contrários à construção da barragem.
Também estiveram presentes os atingidos pela barragem Foz do Chapecó que apresentaram suas experiências frente à luta pelos direitos e os problemas que ainda enfrentam nas comunidades como falta de água, de estradas e água do lago parada apodrecendo. “O progresso prometido não veio para a região, os municípios empobreceram, não veio o turismo, emprego e a energia não ficou na região, só temos a coisas negativas” afirma o ribeirinho atingido Antônio Demora, de Águas de Chapecó, Santa Catarina.
Com a construção das barragens, os municípios terão uma perda econômica de 118 milhões por ano, além de destruir o último trecho do rio Uruguai no lado brasileiro sem barramento.
Ao término do encontro ficou decidido que serão realizadas reuniões nas comunidades e municípios sobre a situação da barragem, que no momento está paralisada por Ação Civil Pública do Ministério Público Federal, além de continuar o fortalecimento da organização por um novo modelo energético popular para o país.

No hay comentarios:

Publicar un comentario